Páginas

Eleições 2012

Há poucos dias começaram pra valer os barulhos referente às campanhas políticas para as Eleições Municipais para os próximos 4 anos...
Antes disso, alguns rumores, algumas especulações, comentários, opiniões sobre as incertezas, e finalmente, os candidatos já tem nome, sobrenome, fotos, cores, números e até mesmo o seu passado exposto por aqueles que dizem saber algumas barbaridades sobre as personalidades que se arriscam por cargos máximos no governo de uma cidade.

Minha opinião sobre política não tem definição partidária ou apoio a nenhum candidato.
Partindo do princípio de que, os partidos políticos são os que tornam a política mais complicada...

Por que tantos partidos?
Outro dia, conversando com um militante partidário, ouvi que "cada partido tem a sua diretriz, a sua ideologia, a nossa é...". Mas, vem cá: Existe outra ideologia senão melhorar o país em que vivemos? Não deveria esse, ser o princípio fundamental de todo cidadão? Baseado nesse princípio, por que TANTA discordância assim? Dezenas de partidos brigando entre si por um espaço, sendo que, no fim das contas não se diferenciam em nada? Mais fácil seria se fosse similar aos EUA: Republicano x Democrata. Ou você é, ou você não é. Fim.

Agora, no Brasil, o cara "defende" um partido por décadas, vence eleições, participa do Poder, pra depois trocar de partido para poder disputar algo maior, por precisar de menos votos para conseguir a sua cadeira. Isso me irrita, ou você é, ou você não é.

Outra coisa bacana é a pessoa que entra na política porque acha legal.
Eu, por exemplo, não mexo com isso porque imagino o quão difícil (psicologicamente) deve ser lidar com esse tipo de situação. Correr atrás do eleitorado, conquistar apoio para sua candidatura e depois a eleição. Vão me desculpar, mas tem gente que anda como mendigo, fala errado, não tem o mínimo de postura e quer ser vereador(a) de uma cidade. Não dá pra levar a sério um tipo desse pedindo meu voto. Não consigo. E isso que também vejo como um erro sem tamanhos no Brasil. A Constituição permite que todo Brasileiro se candidate à uma eleição. Desde mendigos, analfabetos, até um Doutor, formado e renomado. Não é discriminação ou preconceito, mas: Quem você levaria mais a sério? Coerência e sinceridade consigo mesmo para seguirmos adiante. Por isso a política não é levada a sério. "Qualquer um" pode tentar. A Constituição poderia limitar isso, esse direito (privilégio) de ser político à pessoas com ensino superior, bacharelados em Administração, Direito, Ciências Contábeis e Sociais, Economia... Pessoas academicamente capazes de entender números, de entender a sociedade e principalmente capazes de entender e formular as leis que regem a nação.
A responsabilidade de governar e dirigir uma nação do tamanho do Brasil é muito grande pra ser colocada nas mãos de analfabetos funcionais ou pessoas que levam a política no ritmo do "pior que tá não fica".

Em seguida: Pessoas que apoiam fulano por que é parente ou porque é conhecido.
Na minha visão esse é outro grande passo em falso da população, quando vai votar. Simpatizar com uma pessoa nunca foi e nunca será razão para votar nela. Simpatia por simpatia até eu consigo. Quero ver se a pessoa tem ideia do que fará lá dentro, se ela sabe até onde pode ir, e principalmente o que ela fará por você e sua família, pela sociedade... Caso contrário: Pra que desperdiçar seu voto?


As Eleições em Tupã, desse ano serão um tanto quando peculiares.
Pra Prefeito, não defini meu candidato ainda, mas, não gostei de nenhuma das indicações. Um por não seguir doutrina nenhuma a não ser a sua necessidade de estar no poder. Penso que: ou você é, ou você não é. O outro por não inspirar força potencial para o cargo executivo maior da cidade e por uma série de outros fatores que envolvem a administração que se encerra. Como sou contra o voto nulo ou em branco, terei de pensar bem sobre quem vai levar meu voto... Ou será que eles que tem que me convencer se merecem minha confiança?

Para vereador tenho minhas dúvidas, mas o que levarei em consideração na hora de votar é se a pessoa está preparada para assumir o cargo. Sabe por que? Porque estou vendo muita gente se candidatando como vereador, sem inspirar confiança ou seriedade para tanto. Eleição não é brincadeira, uma cadeira no legislativo não pra qualquer um. Ou você nasce pra ser um político, ou você desenvolve isso ao longo de sua vida. Agora: se candidatar do nada com intenção de fazer nada, sinto muito, é idiotice. Não apoio a maioria das candidaturas que vejo sendo lançadas. Principalmente pela juventude. A juventude Tupãense devia ter uma premissa, deveria ser uma força única, mas está completamente dividida. Enquanto isso, os mesmos ratos que ocupam algumas cadeiras na nossa câmara continuarão lá, porque eles já tem seus votos contatos, enquanto nós (jovens) estamos disputando contra nós mesmos. Falo isso porque verei, mais uma vez, um monte de votos jogados fora por uma brincadeira de mal gosto tipo a do Tiririca, e o que é pior, ele conseguiu. Imaginar certas personalidades no poder da cidade me dá calafrios... Realmente não combina.

E a pior parte é saber que essas pessoas despreparadas levarão votos por simpatia e por oba-oba.

Não me verão apoiando candidato nenhum, fui convidado a militar por um partido e não aceitei, pensei por várias vezes e desisti, porque não tenho uma opinião definida sobe política. A opinião que tenho é que nenhum partido é extremamente correto e a partir disso, eu não entro pra partido nenhum. Minha posição não permite que eu tome frente, e mesmo que permitisse, eu não teria peito para me definir "Sou fulano de coração".

Eu espero, sinceramente, que as pessoas tomem consciência de que o rumo do país está em suas próprias mãos, e que comece a partir desse ano dar um rumo diferente à nação, começando por votar bem por nossa própria cidade. Toda grande caminhada começa com um primeiro passo...

Meu maior desejo é que algum candidato leia esse texto e pense bem no que está fazendo, e descubra se está aí para mudar ou para ser mais um...

Deixe de lado questões partidárias e se pergunte: "É bom e certo?"
Depois disso, é hora de decidir. Ainda dá tempo de refletir e tomar um caminho diferente do nulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário