Páginas

#CotasSim

[...] vs #CotasTalvez?

Muitas vezes me perguntaram na rua ou na faculdade se eu era a favor ou contra o sistema de cotas.
Lembro-me de responder, de forma bem arrogante, que era 'contra', porque todos são iguais.
Tudo sem pensar.

É verdade que todos somos iguais perante Deus e à Constituição (arcaica) Brasileira, contudo: A sociedade trata todos como iguais? O Governo trata você, principalmente, como igual, como um "patrão" do serviço que eles prestam?

Pois é, um pouco de boa vontade para um exercício de consciência me levou a crer que o sistema de Cotas é passível de várias interpretações.

Tecnicamente, o próprio sistema de Cotas é discriminatório; Eu já tentei me posicionar no lugar de um negro entrando na faculdade usando um percentual das vagas que o Governo "me reservou". Vão falar que eu conquistei a minha vaga por mérito de meu esforço ou por me aproveitar de uma garantia na Legislação? Eu, Tielo, me sentiria mal, de verdade...

Por outro lado, uma aula de história ajuda a entender o porquê da instituição do Sistema e levar em conta a sua intenção.

Quem colonizou o Brasil? Portugueses, muito bem...
Nem preciso perguntar a cor ("etnia" e termos técnicos não são mais necessários) deles, né!?
E eles escravizaram quem? Os índios, os negros, e além disso, não permitiam qualquer tipo de mistura entre suas famílias com os marginalizados.

A partir daí, dos ricos da sua cidade, quem são os detentores da maior parte do dinheiro, hoje?
E seus filhos e filhas estudam em escola particular com materiais de qualidade e costumam fazer cursos intensivos para se tornarem ainda mais competentes para passar num vestibular estadual, quissá um federal.
E quem costuma trabalhar na casa dessas pessoas?
Acertou! E os filhos dessas mães vão para escola pública pela manhã e à tarde, vão trabalhar para ajudar a família, ou para poder pagar a própria faculdade. Não podem parar de trabalhar para estudar porquê os pais não tem condições de bancar.
Eu passei por isso. Eu poderia fazer uma faculdade pública do curso, na minha cidade, mas preferi continuar onde estava trabalhando, para poder conquistar algumas coisas e poder me formar num curso superior.

Dessa forma, quem lidera hoje são os brancos e quem rala pra caralho são os negros e seus descendentes, índios e seus descendentes e por aí vai. Tem descendente de japoneses que também é marginalizado, e até brancos marginalizados, que por sua vez também "pedem" atenção.

Pela integração social, o sistema de cotas dá oportunidade (não é favorecimento) para que negros, índios, pardos e todos os racialmente discriminados no passado, estudarem numa universidade de ponta e brigar por cargos altos de liderança. Porque "Em uma das citações, Lewandowski recorreu a dados do Ministério da Educação (MEC), segundo os quais o número de negros que conquistaram diplomas universitários limita-se a 2%. "Isso significa que o reduzido número de negros em cargos de direção resulta da discriminação", disse o ministro." (fonte: Terra)

Mas, se parar pra pensar, mais uma vez, a chegada de negros aos cargos de direção pode, também, ocasionar a discriminação.

O preconceito está dentro de cada um, e é reflexo da sua posição e sua situação social.
Eu não me sinto discriminado, tenho um bom emprego, terminei minha faculdade, tenho amigos e namorada. Posso ir e vir porque minha condição permite isso.
Mas e um desempregado, que tá de porta em porta querendo levantar uma grana pra sustentar seus filhos? Ou aquele um da minha idade que não tem nada do que eu tenho?
Pois bem, o que tenho hoje é graças ao trampo do meu pai e da minha mãe que ralaram pra me dar oportunidade, trabalhando pra caralho.
Outras pessoas não tiveram a mesma sorte, por isso é justo que tenham outra oportunidade, se não pelo dinheiro, pelo direito que a Constituição (arcaica e muitas vezes falha) lhe proporciona.

Não é feio se aproveitar do que o Governo oferecer, feio é achar que ninguém tem direito a nada quando se nasce em berço de ouro e rodeado de tudo de bom e do melhor, tendo uma excelente condição estabelecida.

Claro que aqueles cujo pais pagaram tudo e tiveram condições para brigar por uma vaga federal não são culpados por essa situação. Mas é a mentalidade deles que pode melhorar ou piorar o que existe.

Perante Deus e à Constituição, todos somos iguais.
Falta sermos iguais perante a outro e tratarmos os outros como iguais a nós.



"Se tem de existir alguma cota nesse país, esta deveria ser para TODOS os cidadãos de baixa renda, sem distinção de raça. Basta ir a escolas públicas e ver quem lá estuda. Negros, pardos e brancos hoje tem a mesma formação básica pública sem distinção, então se há motivo para cotas elas tem de ser para todos." (Marcelo Beltrami)

Concordo...
Acredito que para solucionar o problema, o Governo deveria, ao invés das cotas, oferecer aos estudantes públicos uma educação séria e digna de se concorrer a vestibulares estatais junto com aqueles que vão à rede privada para adquirir tal competência.

2 comentários:

  1. Sou Branco Minha Mãe foi empregada doméstica a vida toda sendo da cor BRANCA na minha Faculdade Trabalhava das 6 hs da Manha ate as 7:30 da NOite sem Intervalo com pequeno intervalo apenas para comer... Não Temos que nos "beneficiar" devido a cor de pele raça ou coisas do tipo, somos todos iguais sim se existi cotas para Negros, deveria existir para HOMOSSEXUAIS tbm pois estes sim sao mtu mais discriminados e sofrem mtu mais preconceitos q os Negros... apenas Minha Opinião

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hey, Gustavo...
      Obrigado pelo comentário.
      Acho que para a solução de todo o problema precisamos nos conscientizar primeiro. Não digo que um ou outro sofrem de preconceito ou qualquer tipo de retaliação por sua etnia ou suas escolhas sexuais, a história construiu isso, mas ninguém tentou mudar. O Governo tenta amenizar a situação, mas acaba provocando um debate ainda maior. Se existe algo a ser mudado é a cabeça do povo brasileiro, ao invés de querer julgar e querer ser melhor que o outro, deveria mudar o pensamento, tornar-se menos repulsiva às diferenças e conviver com o que é o Brasil: mistura de cores e culturas. Nada vai mudar enquanto cada um não mudar. É o que penso, por enquanto...

      Excluir