Páginas

Enquanto o sono não vem...

Me deparo novamente com o tema "mudança".

Um amigo e sua atitude são colocados em xeque durante uma conversa informal...

Mudança demanda tempo ou atitude?
É o que penso agora diante da observação do meu comportamento.
Lembro-me que eu sempre gostei de analisar cada ação do ser humano, principalmente se essa afetasse meu ego ou me chamasse muito a atenção...

A questão é: Por que as pessoas mudam?
E uma segunda questão: Por que nos importamos tanto com as mudanças dos outros?


Sobre a primeira questão, eu parto do princípio de que: ninguém quer mudar enquanto as coisas estão boas demais ou, pelo menos, aceitáveis. Sendo algo 'bom', aquilo que você sempre quis, e algo 'aceitável', aquilo que não é tudo o que você quer, mas pelo menos te priva de passar por aquilo que não deseja.
Em meus estudos para o TCC, aprendi que as pessoas fazem as coisas movidas por interesses internos, aqueles que brotam do seu próprio ser, como um sonho alimentado desde infância; ou por fatores externos, que são aquelas 'recompensas' por um objetivo cumprido.
Se cada um de nós muda a partir da indignação própria, os outros podem mudar por isso e por aquilo que elas quiserem. Ou será que nossas mudanças não aconteceram porque precisávamos ser aceitos e bem vistos? Pois é... Quem tem razão sobre suas escolhas, mesmo?

Seja por um sonho ou por necessidade de afirmação ou por necessidade de mudança de vida, de foco e de perspectivas. Ninguém nasce pra ficar na mesma, e conforme crescemos, somos instigados a mudar, fazendo aquilo que achamos certo fazer, ou fazendo por onde alcançar nossos objetivos.
A partir dessa conclusão, percebo que nunca conhecemos alguém tão bem assim...
E que, sim, mudança depende muito mais da sua atitude do que do tempo que você acha que ela demanda para acontecer.
Porque: quanto mais rápido você muda, mais rápido você é aceito. Ou então, quando mais rápido você muda, mais rápido sua vida pode mudar. Assim, tudo se torna ponto de vista, e você percebe que não tem razão e nem porquê em julgar ou comentar a mudança de alguém...


É como disse no outro texto... Amanhã nada vai ser normal.



Só o que não consegui entender ainda é: por que a mudança dos outros nos incomoda tanto... Principalmente quando ela acontece para a melhor das situações...

Nenhum comentário:

Postar um comentário