Páginas

Arvores de Natal...

[...] o que deveriam significar?

Quando criança, era dormir na hora do sono e acordar à meia noite para a ceia e abrir os presentes que o Papai Noel tinha deixado; Um pouco maior, depois da certeza de que o Papai Noel sempre foram meus pais, era ir à missa porque o Natal na verdade é a celebração do nascimento de Cristo para salvar o mundo, daí o significado dos piscas piscas; Hoje, adulto de idade e um pouco mais calejado, o Natal é a certeza de que mais um ano está chegando ao fim. Frequento muito menos a Igreja e hoje eu sou o Papai Noel do meu afilhado.

Natal, pra mim, passou a significar um tempo de reflexão... Mas como eu sempre ando pensando sobre mim e minha vida, o Natal me força fazer uma reflexão ainda mais severa, um balanço, um momento para tentar me recompor e aproximar minha mente de minha alma para que eu comece o próximo ano com todo o entusiasmo que eu preciso para continuar forte em minha jornada, que por enquanto, não sei até onde vai...

Natal, é aquele tempo em que se agradece com muito mais amor àquelas pessoas que fizeram parte da sua vida de uma forma mais intensa, que trouxeram calor e alegria a seus dias e que colaboraram para o crescimento pessoal, profissional, intelectual e até mesmo o físico. É aquele tempo em que você quer estar perto das pessoas que ama de verdade, aquelas pessoas que jamais vai querer ver morrer ou se distanciar, aquele tempo em que o coração fica mais mole e a emoção toma conta da maioria das pessoas.


Acontece comigo, esse lance do coração ficar mais mole...

Percebi isso hoje, enquanto caminhava pelas ruas do bairro onde cresci e moro até hoje... As ruas parecem menores, eu não as conheço como antes, pisei em falso em um buraco que eu pulava naturalmente conforme a passada. Vi crianças correndo da mesma forma que eu corria, vi seus sorrisos de alegria apesar da humildade de suas vestes ou moradias, aquela alegria inocente, que não vê dinheiro em tudo o que aparece, que só vê a vontade de rir... Só rir.

Percebi isso hoje, quando vi as pessoas trabalhando enquanto eu já estava no meu descanso...
Aquele pai de família que vai até mais tarde para poder fazer um jantar melhor para os filhos, ou aqueles filhos que têm que trabalhar independente de onde seja para ajudar a mãe e os irmãos em casa... Sem hipocrisia, essa não é a vida que todos querem. Todo mundo gostaria de chegar em casa sem estar suado ou sujo depois de um dia de trabalho e relaxar. Mas, nem tudo é justo assim... E então agradeci a Deus, por ter nascido no lar que nasci. É verdade que não temos posses, e minha casa não é a mais bonita da quadra, para o mundo não é o lar "ideal", mas pensando bem, para mim ele tem sido o lar perfeito. É o lar que me permite ser quem eu sou, crescer como cresço, trabalhar onde sempre sonhei, fazer o que gosto e ainda buscar o que quero sem me pedir nada em troca.


É... As Arvores de Natal...
O verde das folhas para renovar a esperança, os enfeites para que a beleza faça parte até mesmo quando as situações estiverem menos favoráveis, e as luzes... As luzes para que o caminho seja sempre claro, para que enxerguemos as pedras e buracos, para que tropeços ou quedas nos permitam enxergar que ainda temos um caminho a percorrer...

As Arvores de Natal, tão alheias ao significado da data, mas tão perfeitas para quem conseguir interpretar. Minha interpretação pode não ser a correta, mas é a interpretação que me agrada, que faz sentido e que eu passo a diante para que todos tenham por onde olhar para seguir e crescer.


É como diz uma música que gosto de citar: "o fim é só o começo"...
Um ano termina para que outro possa começar, é um ciclo natural.


Conquistas, decepções, realizações e as emoções até aqui: são para a história.
Que venha o próximo, que seja intenso para ser perfeito, e que a força esteja conosco.
FELIZ ANO NOVO.

"Jogue ao vento o que não mais lhe faça bem e, pegue no vento aquilo de bom que ainda não tem."
-Tielo

Nenhum comentário:

Postar um comentário