Páginas

Especial: Administradores

Minhas recentes inquietação e ansiedade, me fizerem tomar rumos diferentes do que eu tomara anteriormente: Ao invés de reclamar ou esperar que a solução caia do céu, resolvi agir. Não iniciei uma revolução (ainda), apenas decidi ler mais, pesquisar mais, aprender com as opiniões alheias em busca de dicas que possam na minha reflexão sobre como planejarei meu futuro e qual estratégia é mais adequada para alcançar o meu sucesso.

Há alguns dias, tenho usado com mais frequência o linkedIn, e acompanhado o espaço onde os Administradores costumam conversar, sejam mais experientes ou ainda estudantes de administração. A essência do espaço é ajudar o colega de profissão em uma dificuldade ou então compartilhar conhecimento e experiência afim de agregar valor, o que é fundamental para nós, como profissionais.

A dúvida que surgiu foi "O que há de errado em ser Administrador?", onde uma das colegas levantou essa questão por ter uma excelente qualificação mas não ter onde atuar como gostaria. Várias pessoas contribuíram com seus pensamentos e opiniões, outras simplesmente ignoraram ou deixaram comentários pouco aproveitáveis. Até eu me arrisquei em passar um pouco do que já vivi na minha vida profissional, mas, nenhum dos comentários (até agora) me chamou tanto a atenção como o do colega Felipe Beiragrande da Costa, que segue abaixo:

"Não há nada de errado em ser Administrador, a não ser que você tenha cursado uma faculdade ruim, como me pareceu ser a do Sr. (pessoa que postou uma inconveniência), que ouvia porcarias em aulas pobres. Mas esse não é o seu caso, Thaís (colega que levantou a questão). Todos os comentários aqui são válidos e trazem informações relevantes, além da opinião pessoal originada na experiência de cada profissional.

Uma carreira sólida é construída aos poucos. E uma notícia para você: sua carreira será uma obra inacabada até o fim de sua vida. Você sempre vai colocar mais um tijolo a cada curso, a cada nova vivência, a cada função ou cargo assumidos. Sua inquietação pode ser positiva, ao te impulsionar a buscar posicionamentos sempre melhores no mercado.

É preciso ter um pouquinho de paciência e às vezes "ralar" um bocado. E isso não é "privilégio" da Administração. A questão é que, no Brasil, os Economistas estão em alta por conta do nosso recente passado financeiramente instável e inflacionário, e hoje os engenheiros estão em voga por causa da evolução da informática e do setor de óleo e gás. Mas lembre-se de que que, antigamente, os Advogados e Médicos eram supervalorizados, e atualmente não é assim tão simples para eles uma boa posição no mercado (vide constantes greves, por exemplo na área de saúde). Observe também os cientistas, como os Biólogos, Químicos, Matemáticos, que têm opções muito restritas de trabalho: ou vão para a sala de aula, ou procuram programas de pesquisa do Governo, que são disputadíssimos e nem sempre bem-remunerados.

Não sou vidente, mas percebo que, com o crescimento das empresas e a consequente necessidade de melhorias na gestão, em breve teremos a época dos Administradores. E quando isso acontecer, todos nós precisamos estar bem preparados. Certifique-se de que você está fazendo o seu melhor, e fique atenta às oportunidades. Se não surgir nenhuma, lembre-se de que você é uma Administradora... e crie a sua!"


Pensamentos como esse, que nós (principalmente os futuros bacharéis em Administração), devemos levar conosco. Apesar de não haver de errado conosco, o mundo parecerá "ingrato" ao receber-nos cheios de conhecimentos e expectativas não nos acolhendo como esperávamos ser acolhidos. Não é por isso que vamos pensar que somos pequenos perante aos olhos dos outros. É nessa hora que devemos permanecer firmes em nossos ideais e lutar para fazer valer a força que temos como Administradores. E quando essa "nossa era" chegar, vamos mostrar a todos porque viemos e vamos fazer que todos pensem "pois é, poderíamos tê-los valorizado antes..."

E enquanto essa hora ou uma grande oportunidade não chega, devemos seguir nossas diretrizes e jamais parar no tempo. Nunca se tem conhecimento demais e ,com o aumento da expectativa de vida, nunca é tarde demais para aprender.

Sucesso a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário